Recepção e integração dos alunos de 2017

Recepção e integração dos alunos de 2017


Os primeiros dias de aula têm grande importância para educadores e alunos, afinal, marca o início ou a continuidade de uma jornada que ao longo do semestre ou do ano vai envolver a aquisição de novos aprendizados, o fortalecimento de amizades, o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de valores. Por isso, acolher bem os alunos, tanto os novatos como os veteranos, é essencial para conquistar a confiança e reforçar os vínculos afetivos da escola entre os estudantes, professores e equipe gestora.    Em toda a Etec Professor Ídio Zucchi atividades de integração marcaram as primeiras semanas do ano letivo. Na sede em Bebedouro, na extensão e descentralizadas de Jaboticabal, Colina e Pitangueiras os alunos participaram de diversas dinâmicas de socialização, gincanas interdisciplinares e contou com a participação de ex-alunos.

          Em Bebedouro, no curso técnico em Serviços Jurídicos, houve uma aula inaugural no auditório com os professores Arthur Vinícius Feitosa Furtado e Thiago Daniel Ribeiro Tavares com o objetivo de motivar os veteranos e os novos alunos ao estudo, bem como refletir temas atuais do mundo do direito, além de testemunharem depoimentos de ex-alunos que atualmente frequentam a faculdade. Eles ressaltaram a importância que a instituição teve em suas vidas, facilitando a assimilação de conteúdos da graduação, abrindo caminhos profissionais e permitindo que escolhessem com mais propriedade a carreira a seguir. Nas áreas de Gestão e Informática os professores Eduardo Da Hora e Naiara Tavares foi realizaram uma palestra sobre o que é ser profissional e a importância do planejamento da carreira e também foi desenvolvido atividades sobre a Postura Profissional no Trabalho. No Ensino Médio regular e integrado o Professor e Coordenador do Curso Lucas Cruz, apresentou aos novos alunos a instituição, a metodologia de trabalho e as formas de avaliação. Foi realizado, também, uma reunião com os pais novatos para apresentação das mesmas informações e foi feito um tour pela escola para que todos conhecessem o espaço. Ainda no médio e integrado foi realizado o "Trote da Amizade" que proporcionou maior interação entre as turmas de 3º ano e 1º ano.

          Na extensão Jaboticabal aconteceu o evento tradicional chamado IngrEtec e, este momento contou com uma grande “Gincana Interdisciplinar” organizada pelos coordenadores e professores. A gincana consistia em brincadeiras como: dança das cadeiras, descubra a música, corrida de saco e descubra a palavra. Contou também com alguns alunos mostrando seus talentos através de danças e de interpretações musicais. A noite foi finalizada com um delicioso coquetel com salgados e refrigerantes organizado pelos próprios alunos.

          Por fim, nas classes descentralizadas de Colina e Pitangueiras ocorreram apresentações do horário, calendário escolar e outras orientações pelos Coordenadores Patrícia e Matheus e houve a aplicação de dinâmicas sob orientação das professoras Ana Paula Lima Faria Berenguel e Vanessa Finoto Rasteiro com o objetivo de proporcionar integração, autoconhecimento e fortalecimento dos vínculos. Nestes casos, todos os alunos são veteranos e iniciaram o 2º e o 3º módulo do Técnico em Recursos Humanos, respectivamente.

 

Texto: Prof. Matheus Dominguez Fernandes

Coordenador de Projetos 



Postado em 20/03/2017


Destaques