Campanha de Prevenção ao Câncer é aplicada na ETEC

Alunos dos 1º Modulos recebem de palestra contra Câncer


Durante o mês de março os alunos iniciantes dos cursos técnico, médio e integrado participaram da Campanha de Prevenção ao Câncer “Educação + Prevenção = Qualidade de Vida” através de palestra ministrada pelo Professor Renato Garcia.

Esta é uma parceria entre a Fundação Abílio Alves Marques e a Etec Professor Idio Zucchi realizada semestralmente com todos os alunos ingressantes. Na palestra o Prof. Renato Garcia explana sobre o câncer. Ao final da palestra os alunos saem sabendo um pouco mais sobre os tipos, quais são mais comuns devido a faixa etária, o que pode ser feito para evitar, ou em caso genético, dificultar o surgimento, quais sintomas devem ser obervados para procurar com o máximo de urgência tratamento e assim aumentar as chances de cura ou de uma vida com mais qualidade.

Outra parte importante é a explicação sobre a doação de medula óssea. As vidas que podem ser salvas, a dificuldade de encontrar um doador e como funciona a doação. Esse é um momento bem “visual”. O professor Renato trabalha com ilustrações, fotos, filmes, objetos e experiências de vida. Do público juvenil até o adulto muitos se surpreendem com o quanto pode ser feito, a favor de uma vida com mais qualidade, mas a ignorância atrapalha.

A Fundação Abílio Alves Marques trabalha com a prevenção nos bairros, com diagnóstico e prevenção, exames, acompanhamento aos pacientes e encaminhamentos. Também atua no trabalho psicológico da família e do paciente, além do de fisioterapia dos pacientes e o projeto antitabagismo onde o fumante recebe o acompanhamento da medicação, os adesivos de nicotina e o trabalho da psicóloga, tudo gratuito.

 

 



Postado em 07/04/2015


Destaques